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A casa da música


Para Guinga, o compositor, não basta criar belas frases musicais, há que fazê-las soar como nunca se ouviu igual; e assim ele compõe. Para Guinga, o violonista, não basta inverter belos acordes e dar-lhes ar de modernidade explícita, há que recriá-los com sonoridade compatível com o saber de seu criador; e assim ele toca. À Guinga, o cantor, não satisfaz ver a excelência brotando da alma e de suas mãos de autor, há que participar do banquete servido por este a apaixonados pela música, há que enfrentar as limitações impostas pela dicção imprecisa - compensada pela afinação correta e pela capacidade de emitir notas agudas -, e há que se valer de seu notável senso rítmico. Casa de Villa tem a poesia-despedida de Paulo César Pinheiro escrita para "Porto de Araújo": "Por favor, não chora/ Oh mãe/ Que eu tou levando em teu surrão/ De artesã/ Cordão de prata, cruz de ouro/ O teu talismã." Com arranjo de Carlos Malta, que toca flautas e saxes barítono e soprano, e mais o violão de Marcus Tardelli (do Quarteto Maogami), a simplicidade é tudo. O som do barítono de Malta é tão expressivo quanto lírica é sua flauta "piando" feito o guriatã. Ao final, os sopros se juntam para "apitar", indicando que o cargueiro zarpou... Magicamente lindo!Tem Aldir Blanc e sua poesia confessional escrita para "Tudo Fora de Lugar", só para Guinga cantar com seu violão. O arranjo de Marcus Tardelli esbanja criatividade posta em prática para que a música e a letra tenham espaço para brilhar. Belas!E tem Edu Kneip: "Mar de Maracanã" e "Via Crucis", esta com participação especial da ótima Paula Santoro. Com voz poderosamente afinada, ela demonstra que é quando cantada por voz com recursos de grande intérprete que a música de Guinga atinge ainda mais fortemente o coração de quem a ouve. Casa de Villa, assim com dois "eles" para homenagear Villa Lobos, tem quatro temas instrumentais: "Comendador Albuquerque" é uma homenagem de Guinga a Paulinho Albuquerque, que produziu os primeiros discos de Guinga, foi um "fazedor" musical de extrema criatividade e nos surpreendeu e assustou com sua morte prematura, deixando tanta saudade... Guinga chora pelos dedos o arranjo de Marcus Tardelli, enquanto a imagem do "comendador" sorri à nossa frente. "Jongo de Compadre" (Guinga, Aldir Blanc e Simone Guimarães, ela que fez com Guinga "Capital", faixa 4 do disco) tem arranjo de Paulo Sérgio Santos, que dá um espetáculo a parte tocando clarinetas, clarone e saxes alto, soprano e tenor e ainda conta também com a tuba de Eliezer Rodrigues. "Villalobiana" (Guinga), arranjo e trompete a cargo de Jessé Sadoc, enquanto Wellington Moura toca o segundo trompete, João Luiz Areias toca trombone, Philip Doyle toca trompa, Popó toca tuba e Guinga toca violão. "Bigshot" (Guinga), com bom arranjo de Paulo Aragão, no qual os sopros são os mesmos de "Villalobiana" (destaque para o solo de trompete de Jessé Sadoc), acrescidos da bateria de Erivelto, da percussão de Bolão, do reco-reco de Bernardo e da zabumba de Durval Pereira.A música de Guinga é larga - às vezes sinuosa feito estradinha de terra do interior. Música feita de subidas e descidas quase sempre íngremes, mas sempre com pequenas retas para descanso, após tantos volteios. Viaja-se pela aptidão musical de Guinga como se não houvesse compromisso de alcançar o destino final, mas sim sentir cada palmo de estrada percorrido, vendo paisagens surpreendentes a cada curva rodada, a cada lombada saltada. Assim, fazendo da voz seu outro instrumento, ele desmistifica diferenças que dizem haver entre o erudito e o popular.Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4 e autor de O Gogó de Aquiles, ed. A Girafa. Seus textos são publicados semanalmente no Acontece na  no Diário do Comércio (ACSP), Meio Norte (Teresina), A Gazeta (Cuiabá), Jornal da Cidade (Poços de Caldas) e Brazilian Voice (EUA). No rádio, sempre às segundas-feiras, das 15h às 16h, "O Gogo de Aquiles" vai muito bem, obrigado. Você poderá escutá-lo (no Rio de Janeiro) sintonizando diretamente na Rádio Roquete Pinto, ou (fora do Rio) na internet: www.fm94.rj.gov.br .