Loading...

A força de um mantra


Assim tem início Turmalina (independente), o quarto CD instrumental do Grupo AUM. O título é uma referencia às bodas de dezesseis anos da criação do grupo (o álbum foi lançado no final de 2013). Já “Aum” é considerado o mais poderoso mantra de todo o hinduísmo.

Você, leitor, já havia tomado conhecimento desse novo disco instrumental? Pois é, nem eu. Quando Turmalina chegou às minhas mãos, confesso que chapei. Senti-me como que despreparado para falar sobre uma música que une o clássico ao popular, a contemporaneidade a um futuro ainda a ser tocado. Tanto a irreverência quanto o respeito às obras escolhidas denotam a capacidade de ser camaleônico na leitura de temas eruditos ou populares – um triunfo. Quanta sabedoria para atrair o ouvinte, fazendo-o prescindir de rótulos reducionistas.

Das nove faixas gravadas, sendo uma com nove movimentos, quatro são composições já conhecidas e as outras cinco, inéditas. Importante dizer que as peças inéditas foram especialmente compostas e arranjadas para o Grupo AUM. Em sua profunda diversidade, com arranjos cuidadosamente elaborados sobre melodias e harmonias igualmente  sofisticadas, o CD é irresistível.

“Mulher Rendeira” (Zé do Norte) tem arranjo de Celso Marques. O corne inglês sola a melodia. O piano acompanha. As flautas trazem a melodia para si. O piano volta. Logo o contrabaixo tocado com arco improvisa. O ritmo se achega, o piano se deixa levar por ele. É baião na veia. Os sopros tocam a melodia em duo. Então, há um belo solo do corne inglês. O baixo marca uma nota num pedal repetitivo. E o piano improvisa. E o corne inglês retoma a melodia. Novo solo do piano. E, com o baião pulsando, as flautas saltitam alegres... Deus do céu, a interpretação do AUM é arrebatadora.

São sete os integrantes do grupo: Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertoloni (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (percussão e vibrafone), Clóvis Camargo (contrabaixo), NathCalan e Leonardo Labrada (percussão e vibrafone). Sete músicos em busca da música que os representa. Sete instrumentistas que fazem de seus instrumentos uma ferramenta que constrói belezas.

Namastê, Grupo AUM!

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

Informações: www.grupoaum.com.br