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Angela Evans chegou


Lançado pela Abolição Discos, Um Pouco de Morro Outro Tanto Cidade Sim é o CD que traz Angela Evans à cena. Ele expõe uma cantora que chega pronta aos ouvidos gerais, não fosse ela de Minas. Angela tem tal grau de maturidade vocal, que sua voz prescinde de retoques e salamaleques para se revelar inteira. Produzido por Jota Souza, o CD está impregnado de evidente carinho. Na direção musical está Cristóvão Bastos - ele fez todos os arranjos e tocou piano nas onze faixas do disco -, que tratou de garantir a excelência do trabalho arregimentando músicos do calibre de João Lyra (violão), Jurim Moreira e Carlos Bala (bateria), Bororó (baixo acústico), Jorjão Carvalho (baixo elétrico) e Ovídio Brito (percussão).O CD abre com "Estrela" (Elton Medeiros, Eduardo Gudin e Roberto Riberti), da qual foram extraídos os versos que dão título ao disco. O violão e o ritmo começam. O piano soa a bela melodia, tocando acordes em bloco. Logo vêm as notas soltas. Chega o tamborim. Vem a voz. Meu Deus! O violão e o baixo acústico fazem o centro. A bateria de Jurim e a percussão de Ovídio conduzem tudo com afabilidade. O violão e a delicadeza do piano encerram a música. Em "E o Vento Levou" (Wilson das Neves e Cláudio Jorge), o piano e o violão fazem a introdução. A voz canta notas iguais às do piano. O baixo acústico marca. O piano balança. As viradas da bateria são limpas, certeiras. O violão afiança. O piano conduz o som, ora em acordes, ora em notas soltas. Breve intermezzo de piano. Volta a voz de Angela... Meu Deus! "Sete Saias" (Wilson Moreira e Nei Lopes). Samba no qual o violão é quem dá o tom. O piano toca acordes que fazem tudo pela melodia e pela harmonia. Vem a segunda parte. Agora o piano dá um acorde a cada tempo, emprestando à música suingue ainda maior. A bateria não se faz de rogada e participa da brincadeira. Pára tudo. Ficam bateria e baixo acústico. A voz canta o contagiante refrão. Meu Deus! Voltam todos. O piano segue com sua malemolência, dando um acorde na cabeça de cada tempo. Simples. Alegre."Não Tem Perdão" (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza): a introdução traz um diálogo entre o violão e o piano. Então, a música de Ivan brota da garganta de Angela Evans. Linda. O diálogo volta, e a voz retoma a primeira parte do samba. O piano segue pontificando. A bateria e o baixo acústico chamam para si a entrada da segunda parte e levam pela mão a cantora e sua voz - meu Deus! Volta o diálogo inicial. Fim da música. "Favela" (Jorginho e Padeirinho), obra-prima que ganhou arranjo moderno que lhe dá ares de ainda mais contemporaneidade. O arranjo escrito para bateria, piano, baixo acústico e violão cria uma bela introdução. E.os acordes, usando notas graves do piano, lhes dão tons épicos. Volta a voz de Angela. Cristóvão passa a tocar predominantemente nas notas agudas. O violão suinga. O agogô se junta ao baixo para revelar um samba antológico. E todos voltam a tocar juntos. O desenho criado para a introdução volta. Angela canta. Meu Deus! Conclui-se um dos momentos mais belos do CD. "Nada a Declarar" (Cristóvão bastos e Nei Lopes) - título que parece ironia, posto que tudo foi declaradamente cantado por Angela Evans - tem piano, baixo elétrico, violão e a bateria de Carlos Bala tocando a introdução. O samba que fecha o CD tem seu ponto máximo no momento em que o ritmo deixa para os acordes destacados de piano e violão. Este artifício causa expectativa em quem aguarda a volta da bateria. E ela volta com tudo. O samba se revela. A voz alonga. Que voz tem Angela Evans, meu Deus!  Feito a de Jamelão, a dela não nega fogo.Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4 e autor de O Gogó de Aquiles, ed. A Girafa. Seus textos são publicados semanalmente no Acontece na  no Diário do Comércio (ACSP), Meio Norte (Teresina), A Gazeta (Cuiabá), Jornal da Cidade (Poços de Caldas) e Brazilian Voice (EUA). No rádio, sempre às segundas-feiras, das 15h às 16h, "O Gogo de Aquiles" vai muito bem, obrigado. Você poderá escutá-lo (no Rio de Janeiro) sintonizando diretamente na Rádio Roquete Pinto, ou (fora do Rio) na internet: www.fm94.rj.gov.br .