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Luiz Meira, um músico em progresso


Logo de cara, dois sambas sacudidos chamam a atenção do ouvinte pelo suingue contagiante. Neles, a voz de Meira é agradável surpresa, enquanto sua guitarra e seu violão demonstram, com grande pegada, a energia do instrumentista. Tanto o primeiro, "Vestido Novo" (Jean Mafra e Luiz Meira), quanto o segundo, "Libera o Bicho" (Jean Garfunkel e Paulo Garfunkel), trazem a ótima base instrumental que pontificará ao longo do disco: Marco Brito (piano e teclados), Nema Antunes (baixo elétrico), Erivelton Silva (bateria) e Pirulito (percussão). Então vem nova letra de Meira, "Quando Vens" (com Jean Mafra). Samba mais lento dos que os que o antecederam, o arranjo abre suave, tendo violão a dialogar com piano, bateria e baixo, todos fazendo cama para a voz de Meira, plena de originalidade, deitar e rolar. O intermezzo é do violão. Logo todos se reencontram.O ritmo ligeiro volta quando Meira se junta a Zeca Baleiro para cantar "Desasado" (Jean Garfunkel e Luiz Meira), samba bem-humorado que propicia suingue malandro à dupla de bons cantores.Chega a primeira das duas faixas instrumentais: "Começar de Novo" (Ivan Lins e Vitor Martins). Delicadamente o violão dedilha os compassos da introdução. Cabe a ele tocar a melodia, tendo piano, bateria e o baixo acústico de Jorge Helder (que toca ainda em outras duas faixas) a ampará-lo. O teclado faz cortina para um vigoroso improviso de Meira... Ouçam esta, Ivan e Vitor, vocês vão adorar."Pra Ficar no Ponto" (Dudu Falcão e Danilo Caymmi) é um ótimo samba. Ao ouvi-lo, cheio de ginga, torna-se inevitável lembrar de Geraldo Pereira. Estou quase certo de que João Gilberto nunca o ouviu; caso contrário, imagino, o teria gravado. O clássico "Autum Leaves" (Joseph Kosma, Jacques Prevent e Johnny Mercer) é outro instrumental em inédita versão de samba. O violão faz uma levada ligeira, com apoio de leve percussão e acompanha a melodia até que a guitarra assume as rédeas e arrasa num inspiradíssimo intermezzo. O baixo apoia. Meu Deus!A cozinha, agora também contando com a percussão de Alexandre DaMaria, embala os dois sambas finais: o esperto "Respeito É Bom" (Jean Garfunkel, Tatiana Cobbett e Luiz Meira) e o romântico "Você Chegou Pra Ficar" (Jean Mafra, Jean Garfunkel e Luiz Meira). As divisões do sambista se destacam. A genialidade e o bom gosto do instrumentista se superam. Tudo isso através de um músico que não tem barreiras musicais impedindo o progresso contínuo de sua musicalidade.Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4