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Marcelinho Moreira pede passagem


Vivam os sambas: partido-alto, de enredo, de exaltação, de gafieira, de morro e de quadra! Salve o samba do carnaval! Salve o samba-choro! Viva o samba no fundo do quintal! Salve o samba das baianas de pano nas costas! Viva o samba-canção! Salve o samba de breque! Muitos sambas e sambistas; levadas lentas, rápidas, marcadas. Sambistas são todos os que amam o samba. E o cantam e tocam. O samba tem a cara de quem o faz; tem o sabor da nação que aprendeu a cultivá-lo, a cultuá-lo, a tocá-lo e a cantá-lo. Samba é o som de uma gente que parece ter crescido pronta para criá-lo à sua feição e graça.E Marcelinho Moreira tem tudo o que o samba precisa para abalar. Ritmista, ele tem aquilo que a roda mais quer para se abrir e rolar até o dia clarear: força! Conhecido no mundo dos sambistas, ele agora vem cantando aos ouvidos dos que querem sambar um samba sincopado, balançado. Reconhecido em seu meio como indispensável quando o negócio é fazer música, Marcelinho juntou os camaradas e gravou Marcelinho, pão e vinho (produzido por Martinho da Vila para a gravadora MZA, distribuição da Universal Music), disco para quem gosta de samba e de sambar.Para tanto, Marcelinho trouxe a voz e também duas letras. Uma delas foi para a parceria com Sombrinha ("Me Joga Na Brincadeira"), em que afirma: "O samba é a minha alegria/ É coisa bem verdadeira/ Meu samba também contagia/ Porque ele é zoeira/ É ele quem me guia/ Me joga na brincadeira/ Me envolve com a sua magia". A outra foi para "Batuqueiro", com Arlindo Cruz e Fred Camacho: "O samba domina/ Coloca pra cima/ Levanta a poeira/ Ao som do repique, tantã e emoção/ Bate o coração/ Da nação brasileira". A voz do sambista é macia, talhada para o ofício. Como que nascida para isso, entoa as notas com a picardia necessária para contagiar quem as ouve. Mesmo com algumas imprecisões de afinação, suas divisões rítmicas, dignas de quem sempre acompanhou o suingue de vozes alheias, se encaixam precisamente no balanço dos 14 sambas escolhidos para essa estréia como autor e cantor.São ótimos os arranjos! Doze foram escritos por Wanderson Martins e dois por Cláudio Jorge. Destes, um foi justamente para o que compôs em parceria com Marcelinho, "Cachaça Não Se Toma a Toda Vez"; o outro, para o grande samba que dá título ao CD, "Marcelinho, Pão e Vinho", de Luiz Carlos da Vila e Hermínio Bello de Carvalho, que tem participação destacada de Leci Brandão.No mais, o disco é um show marcado pelo naipe dos melhores ritmistas em atividade no samba carioca: Marçalzinho, Ovídio, Pretinho da Serrinha, Alisson, Nenê Brown, Beloba, Miudinho, Ubirani, Muquiça e Caveirinha. A essa poderosa cozinha, soma-se o baixo de Ivan Machado, o violão de Cláudio Jorge, o violão de 7 cordas de Carlinhos Sete Cordas, o cavaquinho de Wanderson Martins e os sopros, muito bem encaixados nos arranjos, de Victor Neto.Destacam-se os sambas "Que Pena, Que Pena", de Martinho da Vila e Gracia, e "Rumo dos Ventos", de Paulinho da Viola, os quais, a exemplo de "Acontece", de Cartola, expõem os dotes e as deficiências do intérprete, ao mesmo tempo em que ressaltam sua intenção de dar tudo de si e de vir com tudo. São dignos de realce também os bons sambas de Adoniran Barbosa (parceiro de Carlinhos Vergueiro em "Torresmo à Milanesa") e de Paulo Vanzolini ("Amor de Trapo e Farrapo").Abre a roda, moçada; Marcelinho Moreira saúda quem ama o samba e pede passagem - aí está ele com um CD que tem samba no pé e na mão, na cabeça e no coração. Abre a roda, moçada; a bateria respondeu ao apito do mestre, o samba recomeçou.Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4 e autor de O Gogó de Aquiles, ed. A Girafa. Seus textos são publicados semanalmente no Acontece na  no Diário do Comércio (ACSP), Meio Norte (Teresina), A Gazeta (Cuiabá), Jornal da Cidade (Poços de Caldas) e Brazilian Voice (EUA). No rádio, sempre às segundas-feiras, das 15h às 16h, "O Gogo de Aquiles" vai muito bem, obrigado. Você poderá escutá-lo (no Rio de Janeiro) sintonizando diretamente na Rádio Roquete Pinto, ou (fora do Rio) na internet: www.fm94.rj.gov.br .