Loading...

O gênio do trombone


Numa celebração à sua genialidade, o Selo SESC SP lançou uma caixa contendo um CD inédito, gravado em Curitiba, em 2010, e o DVD O Universo Musical de Raul de Souza, gravado ao vivo no SESC Vila Mariana, no final de 2011.

Em função do espaço disponível, escreverei hoje apenas sobre o DVD. Lá estão treze músicas com intensa e sofisticada sonoridade. Ouro em pó em forma de composições, celeiro de interpretações da mais alta e explosiva linhagem brasileira e mundial. Treze músicas tocadas com arranjos que subvertem barreiras impostas à música por limitações geográficas e culturais, dando a ela uma linguagem tão universal quanto a do mundo musical de Raul de Souza.

Ele tem a seu lado quatro jovens músicos, todos virtuosos e agregadores de valor ao som do mestre: Glauco Solter (baixo elétrico e acústico), Serginho Machado (bateria), Fábio Torres (piano e teclado) e Mário Conde (violão e guitarra).

Repertório para ouvir e assistir ajoelhado, mãos postas nos ouvidos, tentativa de não deixar nenhuma nota escapar à audição.

Tapetes orientais forram o chão. Luminárias pendem do alto, enquanto refletores lançam luz na horizontal e na vertical (a iluminação é ótima!); uma poltrona forrada de plástico, tipo anos 1960, está no centro do palco, emoldurada por uma fieira de flores, dando pinta de serem de plástico e ao lado de um buquê de flores roxas – mais kitsch, impossível.

Mas é a boa música que prevalece no ambiente. Experimenta-se ali sua mágica presença. Há músicas de gêneros variados: tema jazzístico, “Spiritual” (John Coltrane); bossa nova, “Ela É Carioca” (Tom Jobim); samba, “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha; aliás, não constam da ficha técnica do DVD os nomes de Guilherme e Alcides, uma pena); chorinhos, “Vou Vivendo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e “Urubu-Rei” (Altamiro Carrilho); além de oito composições de Raul de Souza que permitem uma avaliação adequada desse seu talento, quase sempre ofuscado pelo esplendoroso trombonista.

Além daqueles protagonizados por solos e improvisos de Raul e das atuações individuais e marcantes do quarteto, outros momentos gloriosos do DVD são os que têm o saxofonista e maestro Hector Costita, o compositor e pianista João Donato e o saudoso e inesquecível flautista Altamiro Carrilho (é dele a frase que usei no título), cada um brilhando em seu instrumento ao lado de Raul.

Mas são o trombone de vara e o Souzabone, trombone de quatro válvulas armado em dó, instrumento inventado e patenteado por Raul, a grande atração desse primoroso DVD. Graças a eles, com seus timbres graves e volumosos, e por tudo o mais que ali se ouve, as músicas têm a energia que mistura jazz à gafieira e ao samba: música à música.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4