Loading...

O Pitanga amadureceu


Desde o início das atividades do grupo, o requinte obtido pela versatilidade dos sons que criam, combinado com a total convicção do que mais lhes interessa fazer da música, dá ao Pitanga um saudável ar de modernidade. Modernidade essa que não se percebe por imposição, mas que brilha e salta diante dos olhos e dos ouvidos de quem os ouve. Pontes para Si contou com a produção do craque Swami Jr., ele que, com sua experiência, muito contribuiu para tornar ainda mais atraente a concepção musical do álbum.

Todas as catorze músicas do CD são de autoria dos integrantes do Pitanga. As letras são de Diego Casas, e as melodias, de Ga Setúbal, Daniel Altman e Angelo Ursini, que assinam também a maioria dos arranjos. Arranjos que fortalecem os versos que cantam. Tocar e cantar é o futuro do Pitanga, quinteto que escolheu vê-lo através da música.

Os arranjos, antenados com a música, a qual deverão vestir, se valem de dinâmicas muito bem executadas. São vários os crescendo que dão força às melodias e aumentam a beleza poética do versos. Versos esses que, descrevendo situações corriqueiras, bolem com o imaginário. Ou então falam dos segredos e mistérios da vida, fazendo-os alçar um voo ainda maior do que poderiam caso os arranjos não cuidassem de emoldurá-los de forma tão construtiva.

Sendo um coletivo de criação, o Pitanga em Pé de Amora buscou participações especiais: o grupo de percussões Batuntã e Mônica Salmaso, que divide os vocais com Flora Poppovic em “Ceará” (Gabriel Setubal e Diego Casas), faixa que também conta com os sopro especial de Teco Cardoso.

Eles escrevem harmonias bem trabalhadas, melodias que servem às letras e versos que passeiam por temas que denotam, muitas vezes, a inquietação de jovens adultos, resultando num conjunto harmonioso. E tanto pode ser um baião, uma valsa ou um samba: qualquer gênero musical interessa aos Pitangas, desde que vejam no resultado um retrato das suas intenções musicais. Aí está a verdade.

O quinteto sabe das dificuldades que ainda terá pela frente. Mas nada poderá fazê-lo descrer num futuro próximo e promissor para o eles: o Pitanga madurou, frutificando o pé de amora. Neste momento, a moçada já parece pronta para levar sua música a um público ainda maior, que ouvirá o Pontes para Si e lotará as grandes salas de show para ouvi-los tocar e cantar.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

PS. O CD pode ser baixado gratuitamente pelo site www.pitangaempedeamora.com.br