Loading...

Um disco cinematograficamente belo


Cada faixa tem convidado especial e arranjo precioso. Em algumas estão Cacá Colon (bateria), André Vasconcelos (baixo acústico) e André Siqueira (percussão). Do filme A noviça rebelde, veio “My Favorite Things” (Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II). O piano acústico de Ricardo Leão faz a introdução. A bateria vai de pratos. A participação especial é do acordeom de Marcelo Caldi. O baixo acústico apoia o piano e o acordeom, cujo fraseado é ótimo. O teclado faz referência a “Chovendo na Roseira” (Tom Jobim) e improvisa sobre o tema. Acordeom e suingue voltam.“Amarcord” (Nino Rota) veio do filme homônimo. O piano acústico introduz e logo sola a melodia. O convidado especial é Nivaldo Ornelas e seu sax tenor. O sax improvisa. Piano e baixo acústico dão show. O sax retorna...“Eu Te Amo” (Tom Jobim e Chico Buarque), tem participação especial de Ricardo Silveira. Seu violão e o piano acústico de Leão dão aula de harmonia enquanto se revezam em solos e improvisos.Em “Bye, Bye, Brasil” (Roberto Menescal e Chico Buarque), o piano Rhodes e o teclado de Ricardo se juntam à guitarra de Roberto Menescal. E, com a força de baixo, bateria e percussão, fazem misérias.Do filme Vida de menina saiu “A Flor e o Cais” (Wagner Tiso e Geraldo Carneiro). Junto com o teclado, o Rhodes e o acordeom de Leão, é impossível não amar o piano acústico de Tiso.Para o filme homônimo, Ennio Morricone compôs “Cinema Paradiso”. Ao ouvi-lo, tem-se a impressão de que o autor o fez pensando no dia em que Ricardo Leão o interpretaria.“Em “Gaijin 1” (Mu Carvalho), a participação especial é de Zé Canuto e seu sax alto. O piano começa, com baixo e batera; o sax arrasa; as vassourinhas são sutis; o baixo suinga; elegante é o piano, ele e o sax improvisam. Baixo, batera e piano excedem. O sax volta e, com o piano, finaliza.Da fita Thomas Crown Affair, “The Windmills of Your Mind” (Michel Legrand). Um dos mais belos momentos do CD. O acordeom de Marcelo Caudi brilha. O piano sola a melodia. Os dois se juntam. O acordeom sola. O solo agora é do piano. Juntam-se de novo... Meu Deus! “Uma Menina Que É Uma Flor” (Nivaldo Ornelas) saiu do filme Tampinha. O autor toca sax tenor. A cozinha permite que ele, piano e teclados se deem à arte de emocionar.Do filme Índia veio “Luz do Sol” (Caetano Veloso e Guilherme Araújo). O acordeom de Marcelo Caudi está de volta. O piano sola a primeira parte e improvisa sobre o tema. Na segunda parte, solo e improviso cabem a Caudi. A seguir, o acordeom toca a melodia. O piano acompanha e depois improvisa. Os dois se juntam...Para fechar a tampa, do filme Tootsie Ricardo Leão tirou “It Might Be You” (Dave Grusin). E assim, com seu piano acústico carregado de emoção, o álbum fecha primorosamente. Regozijem-se, instrumentistas e intérpretes em Cinematecla, a música está em vocês. Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4