Loading...

Viva a música brasileira de Norte a Sul do país!


Um salve a todas e todos que lerem este comentário escrito em plena terça-feira de carnaval! E aí, curtiram a festa? De minha parte, devo dizer que, como venho fazendo há alguns bons anos, pulei o carnaval... é, fui do sábado direto pro final de semana seguinte. Rsrsrs! Mas fiquei ligado à televisão nos desfiles das escolas de samba – cês tão pensando que eu não sou bobo, né? E segura essa: “Será que quem passa o carnaval no sofá pode ser considerado um ‘mestre sala’?” Vixe! E eu sei lá... Evoé!


Mas agora vamos a Zeca Torres 50 anos – Parcerias, o novo álbum deste mineiro de BH também conhecido como Torrinho, nascido em 1955 e radicado em Manaus desde 1968.


Suas músicas têm a delicadeza das Minas Gerais e o vigor da Amazônia – suaves como a brisa que varre o céu e o torna azul em folha. Basta ouvir, por exemplo, a faixa que abre a tampa, “Águas de Banzeiro” (Zeca Torres e Leandro Dias). Zeca canta com boa voz de compositor e toca violão de náilon. A flauta de Claudio Abrantes pontua o arranjo (este e todos os outros são de Zeca e Neil Armstrong Jr.), enquanto a leve percussão de João Paulo embala o balanço. Bela abertura!


Já em “Um Concerto” (ZT e Mauro Aguiar), Zeca divide o canto com Lucilene Castro. A levada do baião os encontra seguros e suingados. A viola de doze de Neil Armstrong Jr, mais o baixo de Sérvio Tulio, a percussão de João Paulo e o acordeom de Danilson Sampaio, criam atmosfera prazerosa para quem os ouve.


Outra grande composição de Zeca, esta em parceria com Anibal Beça, é “Toda Palavra”*. Na abertura, Zeca recita alguns versos. Logo vem a harpa de Normi Melo, em participação discreta, mas muito bonita. A flauta de Claudo Abrantes também se destaca no bom arranjo, enquanto o baixo acústico de Sérvio Tulio a todos agrega e Nilson Chaves divide o canto com Zeca.


“Uma Valsa”** (ZT e Mauro Aguiar) é belíssima! Neil Jr. toca violão de seis e de sete cordas, Sérvio Tulio está no baixo acústico e Claudio Abrantes, mais uma vez, faz de sua flauta protagonista do arranjo.


A tampa fecha com “Porto de Lenha” (ZT e Aldisio Filgueiras) que, considerada um hino extraoficial de Manaus, foi a única música do álbum produzida fora desta cidade. Gravada no Rio de Janeiro, conta com belo arranjo vocal e instrumental de Paulinho Pauleira (MPB4) e com ótima participação do grupo vocal Subversos, do Rio de Janeiro.


Foi um prazer ouvir Zeca Torres cantando as suas músicas, que são referências no Norte do Brasil. No mais, é como diz o conterrâneo de Torrinho, o mineiro Fernando Brant, em “Notícias do Brasil”, parceria com Milton Nascimento: “(...) A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus/ João Pessoa, Teresina e Aracaju/ E lá do Norte foi descendo pro Brasil central/ Chegou em Minas, já bateu bem lá no Sul (...)”.


Aquiles Rique Reis

Nossos protetores nunca desistem de nós. Abriram-se os caminhos


*“Toda Palavra”: https://youtu.be/Ofeg4Pl99jk?si=fW-XvQZ1A8jh

**“Uma Valsa”: https://youtu.be/K6weCg0IdJE?si=h1RdzOU1kI7Z