Loading...

ALGUNS ASPECTOS DA MPB


Sinopse por FRED GÓES


É verdade que a literatura sobre música popular vem se enriquecendo nos últimos anos com estudos de grande relevância. Eles têm contribuído de forma expressiva para a divulgação deste segmento tão importante da nossa cultura e tão revelador da nossa identidade.


O livro Alguns Aspectos da MPB, de Euclides Amaral, merece lugar de destaque nessa nova produção. Pesquisador atento, interessado e curioso como devem ser os verdadeiros pesquisadores, reúne, nesta obra panorâmica, ensaios que cobrem a diversidade dos nossos ritmos desde a tradição do choro ao funk e ao hip-hop da contemporaneidade urbana.


Além da qualidade dos ensaios que, insisto, trazem informações bastante precisas, o que revela o cuidado do pesquisador, vale observar-se a sintaxe organizacional do livro. Talvez seja ai onde Amaral imprima sua marca com maior evidência. Orquestra com habilidade o diálogo entre a prosa e os textos poéticos que precedem os ensaios, o que dá ao conjunto da obra um ritmo singular. Importante também ressaltar o fato de que o autor dirige sua atenção tanto para a música (melodia, harmonia e ritmo) quanto para o texto poético, para a letra da canção, contemplando assim os dois códigos fundadores da canção popular.


Outro dado que merece destaque é a utilização de um registro de linguagem leve, usual, sem, no entanto, cair nas armadilhas da vulgaridade. Este aspecto vale ser sublinhado uma vez que, muitas vezes publicam-se pesquisas, muitas delas valiosas sobre a MPB, originalmente, dissertações e teses acadêmicas, cuja leitura se torna árdua para o leitor comum face à utilização de um registro beletrista, dépassé e enfadonho.


A rica bibliografia utilizada pelo autor e apresentada ao fim do livro não deve passar despercebida pelo leitor. Parafraseando Dorival Caymmi, o livro de Euclides Amaral é recomendado para quem gosta de samba, é bom sujeito, não é ruim da cabeça, nem doente do pé.


Fred Góes

(Letrista, ensaísta e doutor em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ)