Loading...

ACHADOS (entre) PERDIDOS, exposição de Milton Machado

foto: Milton Machado / divulgação


O artista Milton Machado apresenta no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 17 de abril a 7 de julho, a exposição inédita "ACHADOS (entre) PERDIDOS", composta pela instalação "Paraíso" e a série de desenhos "Academia dos Seletos".


"ACHADOS (entre) PERDIDOS" tem curadoria de Felipe Scovino e celebra 55 anos de carreira de Milton Machado.


A instalação inédita "Paraíso" homenageia o poeta inglês John Milton, recordando seu poema "Paraíso Perdido" ("Paradise Lost"), publicado em 1667. Nas salas, com iluminação e sonorização criadas especialmente para a instalação, um jogo de palavras brinca com oposições a partir do poema de John Milton, ditado para suas filhas depois de ele perder a visão.


"O Paraíso de um outro Milton e de uma outra natureza é visitado aqui. Um Paraíso que nada tem de trágico; ao contrário, apela para a comicidade. Tem algo de trocadilho barato, quase vulgar, tongue in cheek. Mas irresistível. Tem algo de sátira: admitem-se sem problemas as trocas de identidade, os contrabandos, as apropriações indébitas, as intimidades entre xarás", comenta Milton Machado.


A série de vinte desenhos "Academia dos Seletos", título inspirado no nome da sala onde as obras serão expostas, foi criada entre 2017 e 2023. A maioria dos desenhos nunca foi mostrada.


Os trabalhos foram feitos com nanquim e tinta acrílica sobre papel, em três tamanhos (30 x 40 cm, 46 x 56 cm e 70 x 100 cm). Têm em comum uma estrutura espacial construtiva, labiríntica, de planos entremeados, resultantes de ações não planejadas, em que o gesto, o traço (e a cor) são experimentais e determinantes.


"Como um arquiteto aparentemente sem precisão mas, seguramente, com domínio sobre os métodos de construção, Milton adota o princípio daquilo que é ruinoso. Suas ruínas, ou desenhos, são efeitos de uma estética do fragmento, da montagem, por isso também podem ser entendidas como colagens. São da ordem da dispersão simultaneamente ao fato de que é exatamente essa constituição quebradiça, unida por partes e regida por minúcias, que a torna um pensamento e uma imagem sobre a história moderna. O autêntico e o imediato, exigências típicas da cultura da mercadoria, são criticadas e substituídas pela tradução e pelo estranhamento dessas imagens obtusas e fora de lugar. Acrescidas por uma temporalidade morosa, já que é exigido do espectador uma pausa para que essas superfícies, lacunas, desmontes, enfim, sejam detidamente investigadas.", escreve o curador Felipe Scovino.


Milton Machado e Felipe Scovino farão uma visita guiada no dia 25 de abril (quinta), às 16h. E, em junho, farão uma nova visita, seguida de palestra, no dia 15 (sábado), às 16h. Essas atividades terão tradução para LIBRAS. A exposição contará também com audiodescrição, folheto com os textos em fonte ampliada e horários exclusivos para pessoas com transtornos do espectro do autismo.



Serviço:

Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48 - Centro

Abertura: 17 de abril (quarta), das 15h às 18h

Visitação: 17 de abril a 7 de julho de 2024, de terça a domingo, das 12h às 18h.

Tel. (21) 2215 2093

Entrada Franca. Classificação indicativa: Livre

Instagram: @achadosentreperdidosexposicao